Apoio Cultural

 Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar! */  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Contribua!

sábado, 20 de outubro de 2012

ROLAND BA-330: Sistema Digital de P.A. Estéreo Portátil (Publicada na revista Backstage na edição de abril de 2010)


ROLAND BA-330
Sistema Digital de P.A. Estéreo Portátil – Lançamento 2010!

Lembra do blecaute de 10 de novembro de 2009?

Na noite de terça-feira, dia 10 de novembro de 2009, pouco após as 22h, nada menos que 18 estados do país ficaram às escuras por 6 horas!

Figura 1 – O bairro de Vila Madalena durante o blecaute.

Um amigo que fazia um pocket show em um barzinho – violão e voz – não teve outra alternativa a não ser parar o show. A casa, apesar de possuir luz de emergência, em função de sua dimensão necessita de amplificação.

Não teve jeito, mesmo as bebidas mantendo-se conservadas por algum tempo nos freezers e os petiscos podendo ser feitos normalmente, afinal o gás não tinha sido afetado, o público, até e, principalmente, por causa do show, com o passar do tempo foi embora. Quem ficou com o prejuízo? A casa, que deixou de faturar, e o meu amigo músico, que não fez o show.

Mas esse problema, dependendo da dimensão da casa de show, é coisa do passado!

A ROLAND acaba de lançar o BA-330! Um amplificador portátil estéreo (em uma única unidade) que com apenas 8 pilhas comuns (tipo AA) consegue funcionar durante até 15 horas!

Figura 2 - BA-330 de frente.

Evidentemente, como veremos detalhadamente mais adiante, o equipamento possui conexão DC-IN, a qual pode ser conectada normalmente a uma tomada AC.

Com design elegante e ergonômico (alça na posição que facilita o transporte, braço de suporte que permite uma inclinação do equipamento visando um melhor posicionamento em relação ao público, etc), exatos 13,8 Kg (o mais leve de sua categoria, o que facilita muito o transporte) e a possibilidade de não depender exclusivamente de energia externa (via conexão DC-IN), o ROLAND BA-330 abre um extenso leque de possibilidades de utilização: palestras, comícios, shows, pregações em praças públicas, etc.

Figura 3 – Possibilidades de utilização do BA-330.
                                                                                                                                                   
Mas, apesar da situação problemática exposta no início da matéria, o equipamento não está restrito à conexão de um violão e um microfone. Muito pelo contrário!

Figura 4 – BA-300 detrás.

Como é possível notar, observando a parte traseira do BA-330, existem várias opções de conexões:

ü  Dois canais mono (monaural), ambos com opção de conexão XLR e P10, onde pode-se conectar um microfone, um violão, uma guitarra, um contrabaixo, por exemplo.

ü  Dois canais estéreos, ambos com duas conexões P10 (L e R/Mono), onde pode-se conectar um teclado, um reprodutor de CD, um guitarra, um violão, etc.

ü  Duas opções de entrada auxiliar (AUX IN) estéreo, uma P2 e outra RCA, onde pode-se conectar um reprodutor de áudio portátil ou um computador.

ü  Um conector estéreo (LINE OUT) do tipo P10 (L e R/Mono) que pode ser usado em um mixer ou em um gravador externo.

ü  Um conector FOOT SW onde podemos conectar o pedal FS-5L ou o FS-6.

Todos os quatro canais possuem equalização e volume independentes, além da possibilidade, através de um botão tipo liga-desliga, de aplicar o efeito ajustado no processador de efeito interno.

O BA-330 vem equipado com três efeitos de altíssima qualidade: Reverb, Delay e, o menos comum em outros equipamentos, Wide, que produz a sensação, no ouvinte, de estar sendo envolvido pelo som.

Através do MASTER podemos realizar um ajuste fino na equalização e ajustar o volume de todos os canais.

Quem não passou por situações desagradáveis com realimentação de áudio (microfonia)?

O BA-330 foi projetado com uma avançada tecnologia anti-feedback, a qual detecta, automaticamente, a frequência que está produzindo a microfonia e a elimina.

CONEXÕES POSSÍVEIS

Figura 5 - BA-330 com guitarras, teclados, etc.

CONECTANDO MAIS UMA UNIDADE ADICIONAL (STEREO LINK)

Figura 6 - STEREO LINK

Versátil, extremamente portátil, pode ser usado em pequenas apresentações musicais, eventos em igrejas, conferências, seminários, reuniões de negócios, enfim; em qualquer evento cujo público alvo seja em torno de 100 pessoas (considerando a utilização de um equipamento).

O equipamento trabalha a um nível de pressão sonora (SPL) de até 109 dB (adequado, considerando as normas vigentes que tratam da saúde auditiva – vide a NBR 10151/97 e 10152/97 da ABNT, por exemplo), impulsionados por um amplificador estéreo digital que alimenta 4 alto-falantes de 6.5” e 2 tweeters projetados e posicionados de forma a proporcionar uma ampla dispersão e projeção sonora. Maior clareza e definição da “imagem sonora” com menos volume!

A qualidade do som limpo e rico, o design elegante e ergonômico, e a performance eletroacústica (mesmo quando conectado a vários instrumentos) fazem do ROLAND BA-330 uma excelente opção!

Estamos juntos! Havendo condições, apoie o nosso Blog. Detalhes no banner Apoios Culturais no topo da página! 


Jornalista, Músico (3ª posição no Rank de Jazz da ReverbNation) e Funcionário Público Federal. Embaixador do Rio



Por uma REFORMA POLÍTICA que IMPEÇA a CORRUPÇÃO e DEMOCRATIZE o acesso da população aos cargos do Legislativo e do Executivo. Nilton Valle