Apoio Cultural

 Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar! */  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Contribua!

sábado, 15 de março de 2014

Por que ingerimos bebidas alcoólicas?

Ninguém resiste a um bom espumante no Réveillon ou naquela Festa Especial. Ou, a um bom vinho num jantar, uma cerveja bem gelada para acompanhar o churrasco no final de semana com os amigos. É um prazer! Mas, por quê?


A pergunta é séria então vamos lá!

O álcool é uma droga como outra qualquer, da maconha ao opiáceo passando por todas outras.

A adicção (o uso de drogas) é uma doença de fundo biopsicosocial.

A parte biológica provê exclusivamente da genética – o indivíduo é (apenas) propenso ou não. Não é determinante! 

A parte psicológica provê de diversos fatores que se subjugam ao genético. Deixa-se dominar. Logo, a parte psicológica é prevalecente! A pessoa tem a opção de dizer NÃO! Mas, eu não consigo parar... Calma. Continuemos.

A parte social advêm da pressão social sobre o indivíduo de todas as maneiras: familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho que também se subjuga ao fator genético. Ou o individuo droga-se ou não pertence ao grupo! Mas, a pessoa tem a opção de dizer NÃO a esses ambientes! 


O álcool entrando no corpo imita (ou seja, falsifica) algumas substâncias químicas naturais (logo, em conformidade com o que consideramos normal) que dão prazer e transforma-se em muito ácido gamma-aminobutirico (GABA), que anestesia

Afinal, você gosta do sabor ou tem necessidade de sentir-se anestesiado? Já pensou nisso?

Este "prazer" pode custar ao adicto cenas patéticas, além de coma alcoólico


A questão fundamental não é porque bebemos mas o porquê do excesso! Afinal, “Droga é o segundo copo de água quando o primeiro matou a sede.” Yoko Ono.


Uma sugestão para quem gosta de bebidas alcoólicas:

Beba com moderação. Mas, se não for possível, não tenha medo de procurar identificar o real problema que o está levando ao excesso

E, lembre-se: você não é drogado (você não nasceu assim), você está, no momento, desviando o foco de um “problema” (pode não ser real) através do álcool - ou uma outra droga qualquer. Pense nisso!


Existe atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito e até online! Confira, por exemplo, o site: Temperamento

Quem souber de outros sinta-se à vontade em postar um comentário. Ok?

Estamos juntos! Havendo condições, apoie o nosso BlogDetalhes no banner Apoios Culturais no topo da página! 


Jornalista, Músico (3ª posição no Rank de Jazz da ReverbNation) e Funcionário Público Federal. Embaixador do Rio


Por uma REFORMA POLÍTICA que IMPEÇA a CORRUPÇÃO e DEMOCRATIZE o acesso da população aos cargos do Legislativo e do Executivo. Nilton Valle